quinta-feira, 8 de maio de 2014

Computação em Nuvem

Desde que retornei à Faculdade esse assunto tem estado presente em minha vida. Pra inicio de conversa, sou uma usuária muito básica dos serviços de informática, apesar de gostar e ter facilidade de aprendizado. Mas, meu tempo é escasso e manter-me atualizada a respeito das tendências de informática é um luxo que não tenho. Pois bem, no inicio das aulas eu ouvia Dropbox pra cá, nuvem pra lá, fiquei curiosa e fui procurar saber do que se tratava. Uma de nossas professoras comentou que usa o Dropbox e então fui ver o que era isso, meio que "Maria-vai-com-as-outras". Criei uma conta no bendito Dropbox e achei interessante essa interligação do software com os aparelhos que tenho. Pois, seja em casa, no trabalho, ou de qualquer outro lugar, por um aparelho móvel, eu posso alimentar o Dropbox com as informações que eu queira, bem como, ter acesso a tudo que eu tiver posto lá. É ágil e cômodo o acesso a informação. Instalei, mas, infelizmente, utilizo muito pouco. Porque apesar de saber tudo isso, ainda recorro ao tradicional e-mail para acessar informações de qualquer lugar. Mesmo ouvindo que as informações na nuvem são armazenadas com segurança, eu fico desconfiada. Será que somente eu tenho acesso ao meu conteúdo na nuvem? Sei não... Penso que o uso de softwares dessa natureza deve ser cauteloso. Recentemente, Computação em Nuvem tem sido um dos temas abordados na Faculdade, no componente curricular: Competência Informacional. A partir disso, estou buscando conhecer mais sobre o tema para que possa utilizar o Dropbox ou qualquer outro software em nuvem da melhor maneira possível, agregando seus recursos aos meus estudos e trabalho.


E você, caro leitor, que pensa a respeito da Computação em Nuvem? É suscetível ao uso ou não? Deixe seu comentário. 

Para mais informações acesse: https://www.youtube.com/watch?v=21E67XP1e6Y&feature=youtu.be

2 comentários:

  1. Bacana, Jeane, ser curioso e começar a testar é o primeiro passo. Mas você já deu o segundo que é questionar, levantar dúvidas sobre segurança e privacidade. É muito importante que vocês fiquem atentos a essas tendências, porque é comum que secretários executivos sejam demandados a se posicionar sobre tecnologias adequadas a determinadas atividades de gestão nas empresas. E as tecnologias de armazenamento na nuvem são uma tendência.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Professora. Tentarei ficar atenta às tendências e linká-las com o exercício da profissão.

    ResponderExcluir