segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Arte de Andar de Buzú - Parte 1


Já andei muito de buzú nessa vida e ando até hoje. E como uma boa observadora que sou, percebi que andar de ônibus requer um comportamento específico. Concluí então que andar de ônibus coletivo é uma arte. Isso parece cômico. E na verdade, eu sou a primeira a concordar com isso.

Listarei a seguir algumas dicas e faço questão da sua opinião. Algumas já são seguidas pela maioria, você verá. Mas, tem aqueles "navegantes" que ficam ainda dispersos, com a 'cara pra cima'. Então vai a dica:

  1. Essa dica é básica. Não pegue ônibus pela cor (rsrsrs). Quando avistar de longe o ônibus, fique atento e aguarde que o mesmo se aproxime para identificá-lo pela bandeira ou pelo código da linha;

  2. Procuro memorizar o código da linha. Isso me ajuda a identificar mais rápido se aquele é o ônibus que preciso pegar;

  3. Deixo o dinheiro da passagem já separado e em lugar fácil de pegar, seja no bolso da roupa ou da bolsa. Isso agiliza o processo evitando uma demora desnecessária. Já pensou uma demora dessas num dia de chuva? Irrita qualquer um, não é?

  4. Saúdo o cobrador com um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", dependendo da hora, é claro. Isto é apenas uma questão de educação;

  5. Da mesma forma, quando salto do buzú agradeço ao motorista. Além de ser educado, retira pedaço de ninguém ;

  6. Quando estiver para saltar do ônibus, utilize o sinalizador sonoro de parada. Afinal, o motorista não é adivinho pra saber onde você vai descer.

No decorrer dos dias postarei a parte 2. Até lá.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário