segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Você é alegre ou feliz? Já parou pra pensar?


Certo dia meu esposo e eu estávamos conversando sobre várias coisas e ao longo da conversa ele citou uma frase dita por Renato Russo em uma de suas entrevistas:


"Nós (brasileiros) somos um povo alegre, mas não somos um povo feliz".


Num primeiro momento só achei a frase bonita. Mas, depois parando para analisá-la, percebí que ela é de uma profundidade quase que infinita! Comecei então a refletir e cheguei a conclusão de que vivemos uma superficialidade muito grande.
Para mim a felicidade enquanto povo brasileiro só será vivida a partir de uma consciência coletiva de cidadânia e um respeito ao direito de exercê-la. Não temos uma educação pública digna para as nossas crianças e jovens; O Sistema de Saúde é uma negação! Condições de moradia, segurança, empregabilidade, salários, enfim, todos apresentam deficiências e estão muito longe do que realmente deveriam ser. É, realmente não somos um povo feliz. A alegria que temos são dos momentos em que a Seleção Brasileira de Futebol joga bem e ganha (rsrs), do Carnaval (pra quem gosta), das paisagens lindas que o nosso Brasil tem.
Já a felicidade num plano individual, penso que ela acontece na medida em que aprendemos a sermos melhores para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor. Aprendendo a nos aceitar como somos, com nossas qualidades e defeitos. Aprendendo a fazer amigos dentro e fora de nossa família e zelando pela nossa casa - Terra.
Chego a conclusão de que momentos alegres e divertidos, muitas vezes são muito caros. Ao passo que a felicidade comumente é encontrada nas coisas simples da vida, nas pessoas de corações humildes e nos gestos não despendiosos de solidariedade.


Um abraço forte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário