domingo, 30 de agosto de 2009

"E não vos conformeis com este mundo..."

A frase que dá o título desta postagem encontra-se em Rm.12:2, e é razão de existir desse meu espacinho para compartilhar com vocês minhas reflexões, interagir com outras refelxões e pensamentos e ao final, termos construído não só um pensamento diferente, mas sobretudo uma postura diferente ante as situações e circunstâncias da vida.
Estamos vivendo dias de conformismo social muito grande! Mas o pior disto, é acharmos que não, que está tudo bem.
A busca por sustento e melhores condições de vida em seu ambiente sempre foram os motivos principais pelos quais a humanidade se desenvolveu, e se desenvolve até hoje. Nesse processo, inúmeras coisas aconteceram e acontecem podendo contribuir positivamente ou não. Contudo, os valores e princípios universais que sempre regeram a humanidade desde quando ela existe, hoje em dia estão em desuso. Mas, continuam sendo fundamentais para orientar atitudes e comportamentos tanto individuais quantos sociais.
Compreendo que quando o texto diz para não me com-formar, é para não tomar a forma de - não ser igual a. É não andar erradamente como as pessoas andam, só por que elas andam assim. É não fazer o que todo mundo faz, só por que todo mundo faz. Entende? É preciso que em mim princípios e valores que prezam pela ética, moral, amor e prespeito, desenvolvam-se e contribuam para um bem-estar não só para mim, mas também para o outro.
Não é porque a sociedade capitalista prega que "o que tenho é o que determina quem sou" que eu vou sair por aí aplaudindo por exemplo, alguém deixar de prestar socorro a outro em um acidente, para não sujar o seu carro.
Não devemos aceitar as coisas sem questioná-las antes. Devemos confrontá-las com princípios, com valores com ética e com justiça. E não devemos jamais nos vestir de hipocrisia para a apontar nos outros falhas que muitas delas são existentes, e muitas latentes em nós mesmos.
Não me com-formar é trazer a mudança primeiramente para mim e depois para os outros. Afinal, meus pensamentos e atitudes devem estar interligados para que as minhas palavras tenham credibilidade e minha postura seja aceitável. Renovando meu coração e meus pensamentos em Deus, o qual é a fonte de toda a sabedoria e amor. Experimentando assim a sua vontade que é sempre boa, perfeita e agradável para todos que o obedecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário